sexta-feira, 23 de maio de 2008

DIU (dispositivo intra-uterino)

Há um mês e uns dias, coloquei o dispositivo a que é dado o nome de DIU (dispositivo intra-uterino).
Foi-me aconselhado pela minha médica de família que é, desde há uns bons meses, quem me segue a mim e aos meus filhos.
Não foi difícil a minha decisão, porque para além de já ter dois filhos lindos e por agora não pretender ter mais, a verdade é que desde que comecei a tomar a pílula que engordei alguns quilinhos, e tenho esperança que este aparelho me faça, nem que seja, perder o inchaço.
Após a confirmação de que tinha as vacinas em dia, e ter feito o exame Papanicolau, e de termos conversado bastante, decidimos que era uma boa altura para colocar.
Custou-me um bocado, mas estive acompanhada pela minha Médica de Família e por uma Enfermeira que me trataram muito bem.
Tentaram pôr-me à vontade para ser mais fácil. E conseguiram!
No fim até me agradeceram por me ter portado tão exemplarmente! (é aquilo dói mesmo…)
É uma situação constrangedora a nossa, estarmos tipo frango, nunca, por mais que nos queiramos convencer, estamos à vontade, mas disfarçamos bem…
As três primeiras semanas foram complicadas, sempre com dores e afins. Já tive o período duas vezes desde que coloquei o dispositivo, o que é um bocado desagradável.
Entretanto fui fazer a eco, estava com algum medo, porque ando sempre com o Pimpo e com a cadeira atrás, e subir todos os lances de escadas com 12 kg do meu Príncipe mais os quilos da cadeira, estava com medo que isto tivesse saído do lugar. No entanto, mesmo com tudo o que eu carrego e faço, isto continua no lugar certo!
Para mim colocar o dispositivo, é um descanso que vai durar cinco anos, é claro que de 6 em 6 meses a minha Médica quer que eu faça uma eco, mas eu acho que se justifica.
A minha Médica, é excelente, super cuidadosa comigo e com os meus filhos.
Entretanto, e após conversa no msn com a Cláudia (PirataeCompanhia), decidi avançar com um post e aproveitei e tirei esta explicação no Wikipédia, que comenta muito bem o que é e como funciona.

“Um dispositivo intra-uterino, também conhecido simplesmente como DIU, é um dispositivo anticoncepcional que é inserido no útero, por um médico. O seu mecanismo de acção depende da interferência com a migração dos espermatozóides, com o transporte do óvulo e com a fertilização. Ele impede o processo de nidação, onde o ovo gruda no endométrio. Pode estimular ainda uma reacção inflamatória no útero, que também é contraceptiva. Pode ter diversos formatos, e alguns dispositivos liberam hormônios para aumentar sua eficácia.
Aplicação
É colocado por um médico especialista (ginecologista), logo que possa excluir uma gravidez. É eficaz durante 3 a 5 anos (variável). Deve ser sempre vigiado pelo médico e embora não seja comum, pode ser aplicado a mulheres que nunca tenham tido filhos. É um método muito seguro, mas pode ter alguns efeitos secundários, pois pode agravar as dores menstruais, provocar períodos menstruais muito abundantes e pode, por vezes, facilitar o aparecimento de infecções intra-uterinas, pelo que se deve usar sempre o preservativo.
Vantagens
As mulheres podem contar com uma grande eficácia contraceptiva, sem que tenham que associar a contracepção a qualquer gesto diário. Não interfere com o ato sexual. Excepto por alguns dispositivos específicos, o DIU não é um método hormonal, sendo indicado para mulheres que já tiveram problemas com métodos contraceptivos hormonais.
Desvantagens
Para além de poder aumentar as dores durante o período menstrual e aumentar o seu fluxo, o DIU não protege das infecções sexualmente transmissíveis. Com o uso prolongado do DIU, pode acontecer de diminuir ou cessar o fluxo menstrual. Em algumas pessoas pode também causar cólicas e sangramentos independentes do período menstrual.”


Não tinha postado acerca deste assunto porque não queria ferir a susceptibilidade de ninguém, mas depois de ter pensado bem, nós temos de nos aceitar uns aos outros, pois cada uma de nós tem a sua vida e o seu rumo, e não podemos fazer segredo de algo que se está a passar na nossa vida com medo que vá magoar alguém. E eu, sinceramente, quero ser “aceite” como sou, com os problemas que tenho, sem mentiras ou ocultações!
O meu blog pode, por vezes, estar perto de um muro de lamentações, mas sou como sou, e verdadeira acima de tudo!
Desculpem o post tão extenso…
Alguma dúvida, não hesitem em perguntar. Terei todo o gosto de esclarecer o que quer que seja, que esteja ao meu alcance é claro!

11 comentários:

Erica disse...

Por acaso é um método de que tenho pouco conhecimento, mas não me parece mal nenhum que tenhas optado pelo DIU ;)

Mamã Pirata disse...

Pois eu cá acho que fazes mto bem em falar destes e outros assuntos ,afnal somos mulheres antes de sermos Mães.
N tem pq ferir susceptibilidades.A minha médica tb me quis colocar o DIU e eu n deixei por uma ideia parva ou não que o dito sai do sitio e depois "quando descobres está de bebé".Eu até quero ter mais filhos mas na "hora certa".
Para já o Pirata é mto canito.
Dizes e bem a Pilula faz engordar tem mtas hormonas mas para já é o que tomo.Tvz um dia ganhe coragem e ponha o dito.Tb existem uns anéis que me foram aconselhados.

Bjs para Ti e as melhoras que ao que leio tens tido dores.

O Pimpo já está bom?

Anónimo disse...

Acho que fizeste mto bem.Acima de tudo as vossas decisoes enquanto casal! :)

Maria José disse...

Eu acho que também vou me decidir pelo Diu ainda não sei mas ainda tenho uns meses para decidir.

Maganita disse...

Nunca usei, mas pelo menos é um descanso não ter de andar sempre com os comprimidos atrás. Eu então estava sempre a esquecer-me de tomar.

Quanto á posição tipo frango (gostei! nunca tinha feito essa associação), ao principio também me fazia confusão mas não há nada a que não nos habituemos.

Beijinhos e bom fds

Rosa disse...

Humm... Só não percebi por que razão o facto de teres colocado um DIU poderia magoar alguém!
:)

Beth disse...

Tb já pensei em usar diu, mas achei caro, caríssimo! E a pílula que usava (Yasmin) não me fazia mal, pelo contrário. Como estou amamentando e a Cerazette não estava mais funcionando como devia, estamos nos "outros métodos".

Bjos para vc, para o Pimpo e para Pimpa e excelente final de semana!

Sofia disse...

oi linda!Antes de mais obrigada pelo comentário!:)
Agora, qto ao post, acho que fizeste muito bem em falar sobre o DIU! a meu ver não tem nada mas nada de mal! Até porque antes de seres mãe és mulher, e como tal, tens cuidados e preocupações contigo! :)
Espero que tenhas um bom fds!
Beijinhos grandes!

Maria disse...

O blog é o nosso espaço, por isso só falamos daquilo que queremos. QUem não gostar, olha.. que vire a cara para o lado.

Mas acho que fizes-te uma boa opção. A minha mãe também já teve.

Um bjnho.

Anónimo disse...

E assim ao menos estás descansada. Fizeste bem!

Cakuxa disse...

Amiga linda, espero que o fsm tenha sido bom!

É bom pudermos falar de tudo e o bloguinho é teu e não tens que te preocupar com quem acha bem ou mal, és tu, és assim e mais nada! Um grande beijinho por seres como és!

Acho que fizeste muito bem, a pilula só dá cabo de nós e assim sempre te proteges do que ela pode trazer de mau e assim tb estás protegida para eventuais pimpolhos que andem por aí à espreita, quando achares que queres mais bebés, facilmente tiras o DIU!

Um grande beijinho para os três!
Cakuxa