quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Sou eu uma “Betty Feia"?

Não sei se alguma vez perderam tempo a ver esta série, eu já!
Não amo loucamente, mas, uma das vezes, fiquei com questões a pairar na minha cabecita…
Para podermos ter um determinado cargo interessa o nosso exterior e não as nossas capacidades?
Eu sou secretária, Técnica de Secretariado, para ser mais precisa. Uso óculos, sou de estatura média, sou cheiinha mas não gorda (pelo menos é o que me dizem).
Não uso todos os dias fato e não aplico à sexta-feira o casual day, visto-me normalmente, dentro do que considero parâmetros normais, calças básicas com partes de cima variadas mas sem ser nada de excêntrico. Uso uma ou outra vez fatos, mas não é uma coisa que faça com muita frequência, só mesmo se sei que vai haver uma reunião com um cliente importante.
Sou aplicada e desenrascada.
Mas, não sou nenhuma top model, nem sequer modelo, quanto mais!
Então afinal o que é que interessa, a minha beleza ou o desempenho das minhas funções?
Se for ver pela importância do meu vencimento eu não valho nada… se for ver em relação às funções que deveria de ter também, não são nada por aí além… mas se for real, se formos ver o que efectivamente faço (que, sinceramente, acho que ninguém imagina que eu, uma simples secretária, faça as coisas que eu faço…), então aí era-me dado o devido valor…
Mas infelizmente, profissionalmente, e digo isto face ao valor do meu vencimento, não me dão o devido valor nem tão-pouco se apercebem que me têm…
Adenda: Desculpem a comparação descabida, esta semana estou muito sensível, (apesar dos prémios que me têm oferecido e que têm servido para levantar um bocado a minha moral), mas apetece-me desabafar… e ganho mesmo muito mal, não estou a exagerar… ainda por mais para quem desempenha este tipo de função desde 2001…

4 comentários:

Maria disse...

Acho que actualmente e infelizmente começa a interessar muito mais o aspecto do que verdadeiramente o nosso desempenho e saber..

Enfim...
beijinho

Anónimo disse...

Querida,
Eu gosto de ver a Betty Feia, como todos os filmes ou séries das Cinderelas dos Tempos modernos. Especialmente pela lição que transmitem: Não interessa só o exterior!!! A betty batalha muito, mas acaba por ser reconhecida!

Assim como tu de certeza que o és!!!! Pode não estar explicito no teu ordenado, pode não vir em palavras, mas vem de certeza na responsabilidade que te delegam!!! Infelizmente, hoje em dia há muito pouca gente bem paga!!! É o pais que temos, e nem sempre os patroes por mais bem intencionados que sejam, podem pagar mais, sob risco de a empresa falir e então é que não há "pouquinho" para ninguém!

Também, não sei o teu caso e estou a falar de cor, mas esta é a minha forma de ver a realidade!! Tens um coração grande, que de certeza que não passa despercebido a quem te rodeia!!!

E as top-models não existem. E para te provar isso, vou-te deixar aqui um link fantástico...

http://www.youtube.com/watch?v=2DiHXFaCHWk

O teu pequenino faz 1 ano e 1 semana :D

Cláudia disse...

Ora bem, gostava de pensar que o que realmente interessa é o bom desempenho profissional. Mas, infelizmente, a imagem é cada vez mais importante.
Depois tudo depende do tipo de pessoa que encontramos na chefia.
E nos dias que correm, já é muito bom ter trabalho. Mas acredita que o teu dia vai chegar. OH se vai.
Beijocas
Cláudia

Maganita disse...

Aquilo que eu acho após quase 10 anos de trabalho é o seguinte: o teu percurso profissional desenha-se conforme as pessoas que se vai encontrando e trabalhando, o teu esforço pessoal e um bocadinho de sorte. É verdade que muitas opções resultam da sorte.Conhecer fulano e sicrano é bom, mas se não fores boa no teu trabalho não ficas lá muito tempo. Eu ganho mal, abaixo dos meus pares, mas outros já vieram e já foram e eu cá continuo... Por isso, não deixes de acreditar em ti e continuar a fazer o teu melhor, senão for aí será noutro sitio.
E quanto ao ordenado...acredita que não és de todo a única...

Beijinhos